Quiropraxia
ENTADAS
Na atualidade a Quiropraxia, uma profissão cuja finalidade é o tratamento das disfunções musculoesqueléticas, especialmente as lesões da coluna, vem se tornando cada vez mais aceita como terapia alternativa ou complementar para tratamento da lombalgia.
A Quiropraxia: Fundamentos, metodologia e forma de tratamento
A manipulação da coluna é uma arte antiga, e o primeiro registro escrito foi encontrado em um documento chinês, o Kung Fu, datado aproximadamente de 2700 a.C. Esta afirmação é feita por Andrews e Courtenay (2005), discorrendo sobre o nascimento da Quiropraxia.
Nos relatos ainda das autoras, os primeiros pais da medicina, os médicos gregos Hipócrates e Galeno praticavam a manipulação da coluna e proclamavam a importância da coluna em relação à saúde.
E assim, desde tempos imemoráveis, o homem tem utilizado um dos métodos mais conhecidos e mais largamente empregado nas práticas terapêuticas dos clínicos de todas as épocas: as mãos, e a Quiropraxia é uma herança e uma verdade científica desenvolvida durante muitos séculos (DAVID, 2012).
A Quiropraxia, que vem do grego, significando prática com as mãos (quiro= mão; práxis = prática) e definida pelo seu criador Daniel David Palmer como a ‘ciência, arte e filosofia de tratar com as mãos’ é vista como terapia alternativa (complementar), mais amplamente reconhecida em todo o mundo, tendo como objetivo reintegrar o sistema nervoso por meio do ajuste das articulações, partindo do princípio de que o organismo humano é controlado pelo sistema nervoso, que regula o organismo como um todo, e que tal controle é mantido através de feedback – ida e volta de impulsos neurológicos (SOUZA, 2002).
Nos últimos tempos, a Quiropraxia cresceu, sofrendo mudanças tanto na teoria como na prática. As técnicas foram refinadas e outras novas foram introduzidas. Dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema musculoesquelético e