Relatório de concreto
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CARLOS OLIVEIRA
CARLOS LESSA
LEONARDO CEDRAZ
ROQUE LINO
VITOR GRIMALDI
RELATÓRIO DE ENSAIO DE CONCRETO
PRODUÇÃO E MOLDAGEM DE CORPOS-DE-PROVA
Salvador, 2012
1
CARLOS OLIVEIRA
CARLOS LESSA
LEONARDO CEDRAZ
ROQUE LINO
VITOR GRIMALDI
RELATÓRIO DE ENSAIO DE CONCRETO
PRODUÇÃO E MOLDAGEM DE CORPOS-DE-PROVA
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em
Engenharia Civil da Universidade Católica do
Salvador como requisito parcial para disciplina de
Materiais de Construção II.
Orientador: Prof. Antônio Sergio
Salvador, 2012
2
1. OBJETIVOS
O trabalho tem como objetivo demonstrar na prática como são realizados os ensaios de concreto desde o cálculo do traço até a produção e moldagem de corpos-de-prova cilíndricos a fim de medir a resistência à compressão nas idades de 3 a 7 dias do concreto produzido no laboratório.
2. INTRODUÇÃO TÉORICA
O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Ambas são medidas a partir de ensaios em laboratório que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas. De modo geral, os ensaios de concreto são realizados para controle de qualidade e para verificar se ele atende às especificações de projeto.
A produção de um concreto fácil de ser trabalhado e durável, a um custo econômico, requer cuidado no cálculo do traço e manipulação de mistura. Praticamente todos os concretos devem satisfazer a uma especificação referente à compressão após 28 dias. A principal influência sobre a resistência de um concreto é exercida pela relação água/cimento. Os seguintes fatores são geralmente menos importantes: resistência do agregado, relação cimento/agregado, tipo de cimento, temperatura de cura do concreto e grau de compactação, isto é, ausência de vazios. Além da resistência a compressão, é necessário escolher o diâmetro máximo do agregado