RESUMO ARTIGO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver proposta de orçamento renovado, com alinhamento das metas orçamentárias aos indicadores estratégicos do balanced scorecard. Para atingir tal objetivo, faz-se inicialmente revisão da literatura sobre o orçamento, por meio do levantamento histórico, conceitos, objetivos e características; destacando de forma breve seus principais processos: empresarial, contínuo, base zero, flexível, por atividades e beyond budgeting.
Introdução
As organizações contemporâneas têm experimentado pressões competitivas sem precedentes, sendo assim forçadas a criar continuadamente mecanismos para diferenciar-se e incrementar seus níveis de competitividade. Há dois pontos independentes já apontados em trabalhos de Ansoff (1975). O primeiro ponto diz respeito à dinâmica e complexidade do ambiente empresarial. O segundo está relacionado à diferenciação das empresas, como resposta à dinâmica e à complexidade do ambiente.
As organizações enfrentam um ambiente turbulento e de muitas mudanças. Para sobreviver e prosperar nesse ambiente, elas necessitam utilizar sistemas de medidas de desempenho amplas. Essas medidas de desempenho representam instrumentos fundamentais na tomada de decisões da organização. Há várias razões pelas quais é importante utilizar medidas de desempenho, que são:
Identificar onde se obtém sucesso;
Identificar onde se obtém sucesso em relação ao cliente, atendendo suas expectativas e medindo sua lealdade e satisfação;
Ajudar a entender os processos internos;
Identificar onde estão os problemas e onde melhorias são necessárias;
Manter na organização pessoas com habilidade e competências;
Decisões são tomadas baseadas em fatos, não em suposições, emoções ou intuição;
Demonstrar se as melhorias planejadas estão realmente sendo concretizadas;
Atender aos exigentes acionistas, órgãos reguladores, entre outros, com sistemas abertos e transparentes.
As medidas