Resumo artigo sustentabilidade
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Professora Sônia Maria Dalcomuni
RESUMO DE ARTIGO Sandra Helena G. Rocha
Historicamente o homem construiu uma relação de dominação em relação à natureza, como se dela não fizesse parte ou dependesse. A harmonia entre homem e a natureza foi sendo distorcida proporcionalmente à evolução do conhecimento humano, levando o homem a adotar uma postura de superioridade e autonomia em relação ao meio ambiente.
O resultado desse distanciamento são os grandes desequilíbrios provocados pela extração desenfreada de insumos ou pelo despejo excessivo de resíduos, comprometendo a capacidade de produção e regeneração do ecossistema. O próprio conceito de desenvolvimento tornou-se reduzido a crescimento econômico, não importando o caminho ou o custo desta atividade.
Atualmente os sinais de esgotamento desta distorção são evidentes na forma de poluição do ar e das águas, pelo comprometimento da camada de ozônio, extinção de espécies, etc, o que denuncia uma crise de percepção do ser humano a respeito da dinâmica do planeta e do seu lugar neste funcionamento. Essa visão de mundo se estabeleceu há milênios e permanece até o presente.
Por outro lado, se as consequências deste comportamento são tão evidentes e tão nocivas à sobrevivência humana, o que tem dificultado uma tomada de consciência e a mudança de atitude do homem para evitar um desgaste irreversível ao meio ambiente? Por que, apesar de sabermos o resultado desta depredação ambiental, insistimos em manter as atividades destrutivas no mesmo ritmo?
Várias respostas poderiam ser apresentadas, dentre elas, o próprio modelo de crescimento vigente que prioriza o lucro acima de qualquer código de segurança ou de ética. Entretanto, sabemos que a visão fragmentada do homem em relação à biosfera e a percepção de si mesmo como excluído do processo harmônico de geração e evolução da vida no planeta pode ser a raiz, a causa principal para todo o