Resumo Artigo Sobre Dez Fatores De Melhoria Da Gest O De Riscos
1. Alinhar a gestão de riscos a uma melhor gestão dos interesses dos stakeholders.
Para isso é imprescindível assumir posição de que é impossível fazer previsão com 100% de acerto ou mesmo que exista empresa sem risco.
2. Manter uma cultura organizacional correta.
As empresas tendem a, primeiro, procurar culpados pelos erros do que ter uma postura de aprendizagem organizacional. Isso gera uma postura de “medo”, de busca por proteção ao invés de busca por gerar valor.
É importante que sejam definidos, de forma clara, quais comportamentos são aceitáveis e quais não são. É imprescindível que a liderança dê exemplo no agir.
3. Definir responsabilidades e normas
As responsabilidades e normas devem ser claras, mas não específicas ao ponto de tentar regular qualquer tipo de ação.
4. Alinhar o sistema de remuneração
Os sistemas de remuneração de todos colaboradores e gestores devem estar alinhados com os objetivos de médio e longo prazo das organizações.
5. Focar nos objetivos organizacionais
Na maioria das instituições a gestão de riscos não está alinhada com os objetivos estratégicos, o que gera muitos problemas a outras áreas. Os objetivos estratégicos precisam ser direcionadores dos objetivos da gestão de risco.
6. Reconhecer limites da gestão de riscos
É preciso reconhecer que as conclusões da área de gestão de risco, mesmo apresentadas por meio de complexos cálculos, estão também sujeitas a julgamentos de indivíduos que têm preconceitos e preferências específicas. Logo, suas conclusões não são infalíveis.
Agrega muito à gestão de risco discutir temas como o quanto os colaboradores estão treinados para enfrentar situações adversas e o quanto estão aptas a manter processos de melhoria contínua.
7. Alcançar os gestores de negócios
Normalmente a gestão de risco alcança as áreas de suporte, mas não os gestores que realmente são responsáveis por gerar os principais resultados das empresas. É preciso