Resumo Aplicando Maquiavel Ao Dia Dia
Nicolau Maquiavel, nasceu em Floresça-Itália em 1469, foi um importante e famoso conhecedor na época conhecida como renascimento. De família pobre, Maquiavel sempre foi um aluno estudioso, se tornando um grande historiador, poeta, músico, filósofo e claro, ligado à política. Maquiavel sempre esteve muito presente na parte política de sua região desde a sua infância, onde seus pais tinham cargos na província onde moravam.
Dentre seus vários trabalhos, o mais importante e conhecido tem o título de "O príncipe", escrito em 1513. Na obra, Maquiavel aconselha governantes sobre como estruturar-se e manter absoluto poder, mesmo sendo necessário utilizar forças militares para alcançar seus objetivos. Neste livro, foi onde surgiu a famosa frase "os fins justificam os meios", que passa a ideia de que não é importante o que o governante faça durante seus domínios, desde que mantenha autoridade e absoluto poder sobre seu período no auge. Neste, nos é passada a mensagem de que é necessário até estar acima da ética e da moral para que realize seus planos.
O escritor Fernando César Gregório, autor do livro “Aplicando Maquiavel no dia a dia” e “Aplicando a Arte da Guerra no dia a dia”, que traduz as lições de dois livros para o mundo empresarial. Este escritor analisam as relações humanas tomando como ponto de partida o princípio da dialética, segundo o qual todas as relações se baseiam em oposições de interesses conflitantes, e por isso o raciocínio contido nessas obras pode ser aplicado a qualquer situação da vida cotidiana. Este trabalho tem por objetivo comentar sobre alguns tópicos do livro “Aplicando Maquiavel no dia a dia”.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O PODER SEGUNDO MAQUIAVEL
O poder e a vontade do Príncipe (governante/gerente empresarial/líder religioso) estão acima de qualquer valor ético e moral. O Príncipe manda e o povo obedece. Na época de Maquiavel o Príncipe detinha o poder da vida e da morte de seus súditos e dos súditos do seu inimigo/ local a ser