Resumo - Antropologia e o mundo contemporâneo
No passado ou no presente, nas mais diversas partes do globo, o homem nunca deixou de organizar-se em sociedade e de questionar-se sobre si e o mundo que o rodeia.
A diversidade das manifestações culturais se estende não só no tempo, mas também no espaço. Concepção de Cultura
Fenômeno unicamente humano, a cultura se refere à capacidade que os seres humanos têm de dar significado às suas ações e ao mundo que os rodeia.
Podemos entender a cultura como um código simbólico que possui uma dinâmica e uma coerência interna , é compartilhado pelos membros de uma dada sociedade ou grupo social, e que, mediante um procedimento antropológico, pode ser decifrado e traduzido para membros que não pertencem a este grupo.
É importante lembrar que este código simbólico não é algo dado como, por exemplo, o código genético dos indivíduos.
A diversidade cultural
A diversidade cultural tem acompanhado a própria história da humanidade. Parece ser constitutivo da própria humanidade um mecanismo diferenciador: quando um encontro entre duas sociedades parece gerar um resultado homogêneo, no interior desta mesma sociedade surgem diferenças significativas marcando fronteiras entre grupos sociais.
A diversidade cultural e os mecanismos de diferenciação fazem parte da própria história das relações entre as diferentes sociedades humanas.
O etnocentrismo e o preconceito
Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, tem visões desencontradas das coisas. O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as características corporais são assim produtos de uma herança cultural.
A reação diante da alteridade faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas sociedades particulares reagiram de formas especificas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Uma coisa, porém, caracteriza todas sociedades humanas: o