Memorial descritivo de uma ETE
A Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de Anápolis - GO foi projetada visando menor custo e máxima eficiência. A ETE projetada contém as seguintes unidades: Gradeamento, Caixa de Areia, Calha Parshall, Lagoas Anaeróbicas, Lagoas Facultativas e Lagoas de Maturação.
Vazões
O dimensionamento dessas unidades é baseado na observação e analise da vazão de efluente que será encaminhado à estação de tratamento. Contudo o projeto se inicia nos cálculos de vazões. As vazões são a descarga total que chega à estação de tratamento de esgoto – ETE, considerando as vazões, doméstica, de infiltração e industrial. Como na cidade de Trindade, os efluentes industriais não são direcionados à rede coletora, vamos considerar apenas as vazões domésticas e de infiltração.
Para chegar ao valor correspondente à somatória das vazões citadas, é necessário calcular cada vazão separadamente. A vazão média é a primeira a ser encontrada, tanto início de plano como final, seguida pela máxima, mínima, de infiltração e, industriais. Todos os cálculos devem considerar início e final de plano, ou seja, são realizados dois cálculos, utilizando as respectivas fórmulas:
QEDmed = vazão domestica média
P = população qm = vazão por habitante por dia
C = porcentagem de abastecimento
QEDmax = vazão domestica máxima
QEDmed = vazão domestica média
K1 =
K2 =
QEDmin = vazão domestica mínima
QEDmed = vazão domestica média
K3 =
Qinf = vazão de infiltração
TI = taxa de infiltração
L = largura
Q = vazão total
QED = vazão doméstica
Qinf = vazão de infiltração
Calha Parshall
Para dimensionar a primeira unidade da estação, o gradeamento, é necessário ter resultados do projeto da terceira unidade, a calha parshall. Isso porque as duas áreas terão de ser compatíveis.
A calha parshall é um medidor de vazão e unidade de mistura rápida e coagulação. A Calha Parshall foi escolhida de acordo com a vazão de projeto, admitindo-se uma flexibilidade para