Resumo Antropologia e História
O autor coloca em duvida Heródoto como primeiro antropólogo, ou outros gregos, já que os mesmos viviam em um civilização que dividia o universo humano entre os “gregos = homes) e os outros “bárbaros”. O problema então não era só apresentar uma historia da antropologia, mas sim relacionar o tempo com a posição abeta pela antropologia. A antropologia esta relacionado ao tempo e as noções de historia em suas diversas modalidades, contrastes com a própria idéia de tempo e separando criticamente essas duas visões em tempo e historia.
HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
Trata-se de como os homens percebem suas diferenças ao longo do tempo, sabendo que tal tarefa e essencial para todas as sociedades com muitas dificuldades para serem realizadas, devido o modo como ela é enquadrada num sistema de valores onde uma sociedade domina e destro a outra. Onde tem homem existe grupos humanos com diferenças ideológicas e usam essas diferenças para ocupação e aniquilação de um grupo por outro. Esse uso diferenciador das diferenças quando elas são conscientemente elaboradas objetivando um rendimento político é que acaba produzindo uma teoria de diferenças que no caso do mundo ocidental, ficou muitas vezes revestida de uma capa de responsabilidade cientifica.
O Evolucionismo
Deve como representante Sir James Frazer, e atuava na pesquisa antropológica uma serie de operações peculiares. Seu método de investigatório implicava sempre em separar os dados sociais ou culturais, classificando-os em categorias diferentes . Esse tipo de antropologia praticada por investigação ou tipo Frazer na qual a operação de separação seria modelo único. Na qual toda antropologia cientifica sempre dividia tudo. Do mesmo que a sociedade de Frazer também estava separada do mundo sobretudo do mundo que havia dominar. O evolucionismo pode, portanto ser caracterizado por quatro idéias gerais:
1. As sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais