Revolução francesa
A situação social era tão dificil e a insatisfação popular era grande o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder da monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha marca o início do processo revolucionário, pois era considerado uma cadeia onde os inimigos do rei eram presos e era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ".
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França. Foram Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta e foram guilhotinados em 1793.
O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.
Foi promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do que garantia direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da para a sociedade. Significa o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza na frança . O povo ganhou mais vontade própria e seus direitos sociais passaram a ser ouvidos. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou muito.
A burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social .
As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no