Resumo Analítico: A influencia do RH no planejamento estrategico
Toda organização precisa de um modelo estratégico que impulsiona o desenvolvimento, a competitividade e garante a prosperidade da organização de forma sustentável e contínua. Para o RH esse é o grande desafio, saber gerir pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados.
Uma organização para ser competitiva no mercado, precisa de um planejamento estratégico. Para que esse planejamento realmente aconteça é necessário que as estratégias traçadas pela direção sejam apoiadas por toda a organização, isso inclui a área de Recursos Humanos, conhecida por suas atividades rotineiras. A área entra em cena como um apoio essencial nas organizações. Conseguir aliar atividades administrativas rotineiras, legislação trabalhista e planejamento estratégico para o capital humano organizacional é o grande desafio.
O RH não é apenas mais um órgão ou área, que trabalha isoladamente na empresa. O desafio agora é fazer a diferença, ser parte integrante do negócio das organizações e prestar consultoria aos gestores e funcionários. Ou seja, estar atento às estratégias das organizações e gerenciar o capital humano.
Na introdução do artigo ressaltamos que a proposta é mostrar aos profissionais goianos sobre a postura diferenciada que os RHs devem possuir na execução de suas atividades diárias e a necessidade de uma ferramenta de gestão que possa ser utilizada no planejamento organizacional e pelos gestores de RH na execução de atividades relacionadas aos recursos humanos.
O planejamento estratégico deve indicar os rumos do negócio e seu propósito será influenciar os ambientes externo e interno, a fim de assegurar o desenvolvimento da empresa de acordo com o cenário. O planejamento estratégico de uma empresa inicia-se no topo da hierarquia, sendo necessária uma sintonia com a realidade em que a organização está inserida.
Para que o