direito
1-Qual o seu nome e idade?
André Filipe de Assunção Reis e tenho 23 anos.
2-Qual a profissão que exerce?
Sou estudante.
3-Confirma que no dia 2 de janeiro de 2014 os alunos da escola Secundária de Vila Verde foram convidados a dar sugestões para promover uma melhor integração das crianças e jovens ciganas nas escolas?
Sim, confirmo.
4-Aceitou o convite?
Sim, fui ao facebook da Escola e publiquei um comentário.
5-O que continha o seu comentário?
O comentário que escrevi dizia que não tinha nada contra os ciganos mas que estes nasceram para roubar quem trabalha e que em Lisboa haviam mais pretos, logo estes roubavam mais.
6-Qual era a sua intenção?
Não tinha intenção nenhuma, basicamente toda aquela palestra mexeu comigo e fez-me recordar um episódio traumático da minha infância em que eu tinha 10 anos e a minha mãe foi assaltada à minha frente por um preto e um cigano, o que me levou a desabafar através dessa publicação.
7-Está arrependido?
Estou, pois foi um comentário infeliz da minha parte e nunca pensei que fosse ferir sugestibilidades. Acabei por generalizar a minha opinião por um episódio marcante da minha infância, o que não corresponde ao que eu penso realmente.
8-Fez alguma coisa para remediar o seu ato?
Sim, no dia seguinte, marquei um café com os meus amigos para lhes pedir desculpa pessoalmente pelo sucedido, pois tenho amigos de outras etnias e estes podiam ter ficado chateados com a minha atitude… Após a nossa conversa ficou tudo esclarecido e ficamos bem, pois eles sabem que não era minha intenção insultar ou desrespeitar alguém.