Resumo-administração por objetivos
A Administração por objetivos - APO, também conhecida como administração por resultados é uma teoria da administração que surgiu na década de 1950 com Peter F. Druker, que é considerado o pai da administração moderna, como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. A administração por objetivos é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.
Para a organização atingir resultados é essêncial definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar, e a Administração por objetivos - APO é um método no qual as metas são bem definidas, e o diferencial é que isso ocorre em conjunto entre administrador e seu superiores, especificando as responsabilidades para cada posição em função dos resultados esperados, resultados esses, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.
Para entender melhor o que é a APO - Veremos as suas principais características:
1 - Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior: A maior parte da APO – Administração por objetivos utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixação dos objetivos.
2 - Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO – Administração por objetivos está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados de objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar. Mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
3 - Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los.