Resumo administração por objetivo
APO é um processo utilizado em empresas para estabelecer metas que satisfaçãm as necessidades da empresa juntamente com metas individuais, fazendo com que a motivação aumente consequentemente facilitando a solução de problemas por haver um processo de decisões conjuntas, com objetivos alinhados e uma comunicação eficiente, construindo um ambiente organizacional onde há participação, cooperação e proatividade, visando os interesses pessoais e aqueles que englobam toda a organização.
O processo de administração por objetivos foi desenvolvido por Peter Drucker em 1954, tendo seu trabalho aprimorado por George Odiorne.
O funcionamento da APO se dá pelo estabelecimento de objetivos entre todos os níveis da organização, sendo que cada departamento ou setor, assim como seus gestores e subordinados tem seus próprios objetivos. Estes objetivos de certa forma se interligam resultando no objetivo maior da organização. São também definidas as maneiras como cada colabordaor ou setor vai trabalhar para cumprir o seu objetivo juntamente com o objetivo da organização, tendo estas maneiras, planos e modelos sempre reavaliados e se necessário, redefinidos. Neste processo, os superiores participam ativamente tanto no controle do cumprimento das metas, como na motivação e na elaboração das mesmas.
Estas características formam um ciclo, começando com a elaboração dos objetivos, passando pela definição dos planos e maneiras como a organização como um todo, assim como cada colaborador individualmente trabalhará. Após esta definição, são feitos controles periódicos e avaliações constantes, para então ter o desempenho de cada meta avaliada.
Além do fato de motivar de maneira satisfatória uma equipe, metas conjuntas propiciam uma facilidade no reconhecimento de falhas e necessidades da organização, assim como salienta destaques a serem promovidos ou recompensados, permite uma atenção mais minuciosa aos setores e às pessoas, podendo identificar e melhorar