resumo administração científica (baseado no livro do chiavenato)
Naquela época, nos estados unidos, muitos imigrantes trabalhavam em indústrias desde o século XIX. Em outros países como na Europa, os homens que estavam na guerra abriam vagas para mulheres para que elas trabalhassem com mão de obra em fabrica, mesmo sem a devida qualificação.
Administração cientifica foi iniciada no século passado pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, ele fundou TGA, devido à preocupação dele em eliminar o desperdício e as perdas sofridas que a indústria tinha na época. Taylor nasceu em 1856 na Filadélfia, nos estados unidos e morreu em 1915.
No seu primeiro período Taylor começou a trabalhar com os operários fazendo uma análise de cada operário, observando cada movimento que eles faziam, e por fim concluiu que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos que é capaz, e se operário mais produtivo percebe que obtêm a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acabava se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade.
Para Taylor o operário que produzia mais deveria receber de acordo com seu nível de produção, agora outro operário médio teria que ter maquinários melhores para que eles produzissem melhor.
Segundo período de Taylor que concluiu o trabalho do operário devia ser acompanhado de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação de seus princípios na empresa como um todo.
Para Taylor as indústrias de sua época sofriam de três males:
1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção acerca de um terço das tarefas de salários pela gerência.
2. Desconhecimento, pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Para