Teorias da contabilidade
Centro de Educação a Distância
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração
Professor EAD: Mônica F. Satolani
Tutor Presencial: Cristiane dzovoniaskieviz S. Dall´ó
Os Primórdios da Administração
Acadêmicos: Adilson Blasius RA. 308229
Marco Antonio Apolinário RA:334528
Juanita Nogueira RA 334527
Esmeralda Batista Soares de Mello RA 344294
Fernando de Melo Leão RA 334476
Palmas 20 de setembro de 2011
Etapa I
1 – INTRODUÇÃO
Trata-se de um trabalho que fala dos mais importantes pesquisadores de Administração, chamados de Precursores da Administração e suas teorias como: o Prof Chiavenato falando da Administração como Teoria, Processo e Prática. A história da riqueza do homem”, de Leo Huberman, Taylor e Fayol, os dois mais famosos escritores e pesqusadores da Administração de todos os tempos.
HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM
Huberman, explica a História pelo estudo da teoria econômica e, ao mesmo tempo, explica a Economia através do estudo da História. Huberman enlaça estas duas áreas do conhecimento humano, conseguindo tornar mais inteligível a aventura do Homem sobre a terra e patente o seu poder de transformar a vida.
Leo Huberman, na História da Riqueza do Homem, observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas. Ele descreveu um dos primeiros grandes movimentos de formação da riqueza no Estado nacional: a concentração econômica. Podemos recordar, com facilidade, do período colonial, quando todo ouro extraído do nosso país (colônia na época) era encaminhado à metrópole, Portugal. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se transformou, se aperfeiçoou, se modernizou, mas continuou gerando desigualdades crescentes.As desigualdades sociais e a concentração econômica, estudadas por Hurberman, nos remetem a mais dois desafios: