Resumo 5 forças
Michael Porter define e explica em seu livro “Competitive Strategy: Techniques for analysing Industries and Competitors” as cinco principais forças do ambiente externo de uma indústria competitiva. O modelo das cinco forças nos permite analisar o grau de atratividade de um dado setor e observar os principais fatores que geram competitividade. São elas:
Rivalidade entre os concorrentes
A rivalidade entre os concorrentes mede a disputa por posicionamento no mercado através de variáveis que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, distribuição e serviços ao consumidor. É considerada a principal força de um mercado e considera a agressividade de um concorrente com o objetivo de aumentar o Market share.
Ameaça de novos entrantes (barreiras de entrada)
Novos entrantes são possíveis novos concorrentes que podem entrar em um determinado ambiente competitivo. Sua ameaça depende das barreiras proporcionadas pelo próprio ambiente e como os novos concorrentes regem a elas. As barreiras podem envolver a economia do mercado geográfico, o capital necessário para a entrada no setor, o acesso aos canais de distribuição, entre outros. A entrada de novos concorrentes contribui para mudanças no Market share e toda a configuração do setor.
Poder de barganha do consumidor
O poder de barganha do consumidor refere-se ao poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto. É a capacidade que os compradores possuem de causar uma variância no preço, demanda, distribuição e qualidade dos produtos. O poder do consumidor é maior quando o volume de compra é alto; quando há padronização de produtos no setor; a lucratividade do comprador é alta; dentre outros.
Poder de barganha do fornecedor
Mesmo efeito causado pelo consumidor, quando o fornecedor possui maior poder de decisão e interfere nas variáveis do produto. O poder de barganha do fornecedor é alto quando existem poucas empresas fornecedoras; o custo de troca de