5 Forças de porter e ciclo de vida do produto
São Paulo
2012
RESUMO DAS 5 FORÇAS DE PORTER NO MACROAMBIENTE E OS 4P’S NO CLICLO DE VIDA DO PRODUTO.
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Estratégias Mercadológicas do curso Marketing da Universidade Anhembi Morumbi.
São Paulo
2012
Sumário
Resumo das 5 Forças de Michael Porter ........................................................................1
Os 4P's em cada fase do Ciclo de vida do produto....................................................4
1
Resumo das 5 Forças de Michael Porter no Macroambiente
De acordo com Aaker (2007), “a atratividade de um segmento ou mercado, medida pelo retorno de longo prazo sobre o investimento de uma empresa média, depende, em grande parte, dos cinco fatores que influenciam a lucratividade”. Como esses cinco fatores, pode-se entender as 5 forças destacadas por Michael Porter, as quais são forças competitivas que devem ser estudas e analisadas para que se obtenha uma estratégia empresarial eficiente.
O modelo das 5 forças consiste em:
1. Rivalidade entre Concorrentes:
Uma das principais ameaças de uma organização são as outras empresas que vendem os mesmos produtos e/ou serviços de um mesmo segmento, com atividades e agressividade que a ameaçam diretamente. Dentre alguns fatores que são observados neste caso, pode-se citar: * Concorrentes que são equilibrados em tamanho e/ou participação no mercado; * Períodos de baixo crescimento do mercado, em que os concorrentes atacam uns aos outros para conseguir se manter e crescer; * Barreiras de saída altas. Neste caso, se não há a possibilidade de sair do mercado, as empresas então lutam entre si; * Baixa diferenciação do produto. Se a mesma é pequena, as empresas devem fazer manobras, como redução de custos, preço, aumento de propaganda para poderem se destacar;
2
* Custos fixos elevados. Quando isto ocorre,