Resultante de um sistema de forcas complanares e paralelas
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNLOLOGIAS
ENGENHARIA MECATRÓNICA- LABORAL
Abiner Ramos Nguenha
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
Sistema de forças complanares
Binário de forças
2o Ano
Docentes: Eng. Macanda
Beira, Abril de 2015
Resultante de um sistema de forças complanares e paralelas (no mesmo sentido e sentidos opostos)
Se um sistema de forças (com três ou mais forças) for constituído por forças com orientações diversas, pode, em uma situação muito particular, acontecer que todas elas estejam contidas em um mesmo plano e, então, tal sistema será dito complanar.
Podemos verificar os seguintes casos:
Se as forças e tiverem a mesma direcção e o mesmo sentido em um mesmo plano, a resultante terá a mesma direcção e o mesmo sentido das forças componentes:
Se as forças e tiverem a mesma direcção e sentidos opostos em um mesmo plano, a resultante terá a mesma direcção das forças componentes e o sentido será o mesmo da componente de maior intensidade ():
Se as forças e tiverem a mesma direcção, sentidos opostos e a mesma intensidade num mesmo plano, a resultante das forças componentes será nula ():
Binário de forças
É um sistema constituído de duas forças da mesma intensidade, mesma direcção e sentidos opostos cujas linhas de acção estão a uma certa distancia d.
Momento do binário
É a soma algébrica dos momentos de força que o constituem. Assim, considerando um polo O arbitrário e levando em conta a convenção de sinais, vem:
O binário da figura tem sentido anti-horário e seu momento resultou positivo; caso contrário o momento seria negativo.
Resultante do binário
A resultante do binário é nula pois as forças que o constituem tem a mesma intensidade, mesma direcção e sentidos opostos. Desse modo, se