ASSUNTO EXPOSI O
Maria João do Amaral Gourgel Sapilinha de 33 anos de idade, de nacionalidade Angolana, nascida aos 09/08/1981, filha de Rafael Sapilinha e de Catarina Pio do Amaral Gourgel e Piedade De Fátima Gomes Sapilinha de 30 anos de idade, de nacionalidade Angolana, nascida aos 17/06/1984, filha de Rafael Sapilinha e de Fátima Georgina Salvador.
Vem por intermédio deste expor junto do Ministério Público o seguinte:
Após o passamento físico do nosso progenitor de nome Próprio Rafael Sapilinha (Sambalanga) que, faleceu no dia 7 de Agosto de 2012, nasceu um conflito entre nós os herdeiros e a nossa madrasta de nome próprio Evalina Bundo Naleca Sapilinha, na disputa da herança deixada pelo nosso pai, provocada por esta.
Assim sendo, passo a enumerar factos ocorridos e provocados pela mesma.
Logo após ao enterro do nosso falecido pai, numa reunião perante a nós filhos, familiares e amigos próximos ao pai, ela afirmou veemente que, o pai só tivera deixado dívidas a casa aonde ela reside, localizada no Bairro Patriota, Zona 3, Casa número 226 e uma casa de praia, localizada na ilha do Mussulo e que o resto das propriedades e bens a ela pertence, visto que, o pai era um incapaz e foi ela que lutou para conseguir tudo que tem, palavras ditas pela nossa madrasta.
Com o consentimento de todos nós herdeiros, e como o pai deixou sobre nossa posse um envelope onde tinha as chaves das residências do condomínio da ÚUA Benfica bairro das tendas.
Visto na situação em que nos encontramos, os irmãos que estariam mais críticos ou seja com problemas financeiros com filhos para sustentar etc. …, algum de nos, foi ocupando casas por estarem vazias, enquanto o processo de habilitação de herdeiros fosse decorrendo. No mês de Maio, a Piedade Sapilinha que está desempregada, ela e o marido, têm 3 filhas, foi a nossa prioridade, para ocuparem uma das vivendas.
Passados três dias, a nossa irmã ter entrado na casa, a nossa madrasta não conformou-se com a ocupação da vivenda, então,