Des Gnios Humanos De Salva O
Duas das correntes modernas de pensamento que influenciam o tema da “salvação ou libertação do Homem” são o cientismo do século XIX e o marxismo.
O século XIX é reconhecido por importantes avanços e descobertas científicas que levaram ao impulsionamento da consciência da capacidade humana em desentranhar os profundos mistérios do universo.
A mentalidade científica que reinava naquela época caracterizava-se por ser desprezar a religião e ao mesmo tempo por uma atitude de autossuficiência. Esta mentalidade desenvolveu uma nova visão do mundo e do homem que substituía as velhas crenças religiosas com soluções e respostas científicas.
Um dos seguidores mais conhecidos da corrente científica positivista foi Augusto Comte que na sua obra enuncia a lei dos três estádios do conhecimento:
1. ESTADO TEOLÓGICO: Nesse estado definiu que seria o estado onde Deus está presente em todas as coisas. Todos os fatos e fenómenos que ocorrem são por que ele quis. Tudo o que não tinha explicação dizia-se que era Deus. Este estado tinha três subdivisões: - Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Moneísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
2. ESTADO METAFÍSICO: Aquele em que a ignorância social e a total descrença em um Deus cria explicações misteriosas para acontecimentos, como a existência de espíritos.
3. ESTADO POSITIVO: Procura explicações científicas para tudo aquilo que ocorre. Definido como a busca pela explicação de tudo que ocorre na natureza, o uso da razão, a desmistificação de todos os fenômenos. A natureza passaria a ser estudada e explicada com um enfoque científico. Este terceiro estado é a soma dos dois anteriores onde surgiu a corrente Positivista de