RESULTADOS E DISCUSS O
Alcanos:
Primeiramente, a parafina foi aquecida no bico de Bunsen e observou-se que a mesma não tem odor, é bastante viscosa e muito pouco volátil.
Em seguida, a gasolina foi colocada em um tubo de ensaio e logo após, foi aquecida no bico de Bunsen e percebeu-se que a mesma é inflamável, tem odor sufocante e é bastante volátil.
Desta vez, o querosene foi colocado em um tubo de ensaio e em seguida, foi aquecido no bico de Bunsen e observou-se que o mesmo é bem volátil, inflamável, tem odor sufocante e pouca viscosidade.
Experimento 01:
Foi colocado 1mL do hexano em um tubo de ensaio e adicionou-se 2mL de água no mesmo recipiente. Por medida de segurança no laboratório, o hexano, por ser uma substância muito tóxica, fora manuseado somente dentro da capela. Observou-se que não houve dissolução, ou seja, o hexano é insolúvel em água.
Experimento 02:
Colocou-se 1mL de hexano em um tubo de ensaio e foi adicionado 1mL de tetracloreto de carbono. Observou-se que o tetracloreto de carbono é solúvel no hexano e vice-versa.
Experimento 03:
Adicionou-se 1mL de gasolina em um tubo de ensaio e foi colocado 2mL de água no mesmo recipiente. Observou-se que a gasolina é insolúvel em água.
Foi colocado 1mL de gasolina em um tubo de ensaio e logo após, adicionou-se 1mL de tetracloreto de carbono. Observou-se que a gasolina é solúvel no tetracloreto de carbono.
Experimento 04:
Colocou-se 1mL de querosene em um tubo de ensaio e em seguida, adicionou-se 2mL de água. Foi observado que o querosene é insolúvel em água.
Colocou-se 1mL de querosene em um tubo de ensaio e adicionou-se 1mL de tetracloreto de carbono. Observou-se que o querosene é solúvel no tetracloreto de carbono.
Experimento 05:
Colocou-se 1mL de parafina em um tubo de ensaio e adicionou-se 2mL de água. Observou-se que a parafina é insolúvel em água.
Colocou-se 1mL de parafina em um tubo de ensaio e adicionou-se 1mL de tetracloreto de carbono. Observou-se que a parafina é solúvel no