Restinga
A formação desses terrenos é muito afetada pelos ação dos ventos e das águas marinhas, cuja vegetação varia muito. Assim, é necessário tratar os aspectos topográficos e vegetacionais em conexão.
As fontes dos cascalhos e areias marítimas constituem as imensas massas rochosas emersas, batidas pelas ondas, e a plataforma continental, ambas de natureza cristalina, quase exceção. O movimento perene das águas e das correntes oceânicas reduzem o feldspato e a mica a uma espécie de lodo, e libertam ao mesmo tempo partículas de quartzo, convertendo-as em areia.
Das praias, as areias são transportadas para o interior, através dos ventos. Expelidas pelas ondas do mar, secas ao sol, as areias são sopradas contra pequenas elevações já existentes, vindo a formar as dunas. Essas dunas são quase nunca aparentes, mas em certos casos como por exemplo em Santa Catarina podem medir 9 km e atingir 10 m de altura. As dunas variam de forma e posição, em função dos ventos dominantes. A vegetação pouco sofre com os deslocamentos, pois se adapta facilmente às mudanças do substrato móvel.
Além das dunas móveis, ocorre também as dunas fixas, isso ocorre devido a vegetação mais robusta, normalmente com vastas planícies arenosas cobertas de plantas. Ademais, brejos e lagoas, em alguns casos com ampla extensão.
Ocorre diferentes tipos de litoral marítimo como por exemplo, grandes molhes rochosos, que formam elevados morros, cristas, muralhas, etc.
[pic]
Molhes rochosos - Av. Niemeyer - RJ
A praia que está sujeita a inundações pelas marés altas, sem plantas instaladas, habitando esse local encontra-se o caranguejo maria-farinha, que cava buraquinhos na areia.
[pic]
Caranguejo maria-farinha – Ocypode quadrata
Em seguida vem a ante duna, localizada entre o limite da maré alta e o início das dunas, nesse local vivem plantas halófilas (que convivem com sal).
As dunas se estendem, as vezes com morros altos, outrora mais baixos. Em geral as areias de