restinga
Definição:
Restinga é a palavra bastante usada no Brasil, com algumas definições, nas quais merecem destaques algumas. Conjunto de formações vegetais que revestem as areias litorâneas, desde o oceano até as primeiras encostas da Serra do Mar; entre botânicos, nome da vegetação lenhosa, e densa relativamente, da parte intensa, plana, mais afastada da praia.
Segundo a Resolução do Conama n. 261/1999 (Brasil, 1999),
Um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florística e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente arenosos, de origens marinha, fluvial, lagunar, eólica ou combinações destas, de idade quaternária, em geral com solos pouco desenvolvidos. Estas comunidades vegetais formam um complexo vegetacional edáfico e pioneiro, que depende mais da natureza do solo que do clima, encontrando-se em praias, cordões arenosos, dunas e depressões associadas, planícies e terraços.
A formação desses terrenos é muito afetada pelos ação dos ventos e das águas marinhas, cuja vegetaçào varia muito. Assim, é necessário tratar os aspectos topográficos e vegetacionais em conexão.
As fontes dos cascalhos e areias marítimas constituem as imensas massas rochosas emersas, batidas pelas ondas, e a plataforma continental, ambas de natureza cristalina, quase exceção. O movimento perene das águas e das correntes oceânicas reduzem o feldspato e a mica a uma espécie de lodo, e libertam ao mesmo tempo partículas de quartzo, convertendo-as em areia.
Das praias, as areias são transportadas para o interior, através dos ventos. Expelidas pelas ondas do mar, secas ao sol, as areias são sopradas contra pequenas elevações já existentes, vindo a formar as dunas. Essas dunas são quase sempre inaparentes, mas em certos casos como por exemplo em Santa Catarina podem medir 9 km e atingir 10 m de altura. As dunas variam de forma e posição, em função dos ventos dominantes. A vegetação pouco sofre com os deslocamentos,