restauro
conservação restauro e reestruturação
manaus
2014
adriano gomes barbara santos brunison costa
Danilo favacho eduardo barosa fabio ribeiro wagner forasteiro
CARTAS PATRIMONIAIS
Trabalho solicitado na disciplina de Conservação e Restauro e Reestruturação, Turma N01, 5°P, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro, Orientado pela professor Humberto Barata como pré-requisito para obtenção de notas para N3.
manaus
2014
Sumário
Introdução
Cartas patrimoniais são documentos, cartas, recomendações referentes a proteção e preservação do patrimônio cultural, elaborados em encontros em diferentes épocas e partes do mundo. São politicas de preservação do patrimônio nacional desenvolvidas por órgãos de preservação que referenciam os valores patrimoniais quanto seus aspectos socioculturais.
Carta de Atenas
DE OUTUBRO DE 1931
Escritório Internacional dos Museus Sociedade das Naçöes
A – Conclusoes Gerais
I – Doutrinas.Principios Gerais
Qualquer que seja a diversidade dos casos específicos e cada caso pode comportar uma solução própria,a conferencia constatou que nos diversos Estados representados predomina uma tedëncia geral a abandonar as reconstituições integrais, evitando riscos,pela doação de uma manutenção regular e permanente ,apropriada para assegurar a conservação dos edifícios.
II- Administraçao e Legislação dos Monumentos Históricos
Em consequência ,aprovada e tendência geral dessas legislações ,a conferencia espera que elas sejam adaptadas as circunstancias locais e a opinião pública de modo que se encontre a menor oposição possível ,tendo em conta os sacrifícios a que estão sujeitos os proprietários ,em beneficio do interesse geral.
III-Valorizaçao dos Monumentos A Conferencia recomenda respeitar, na construção dos