Rest
Sua tecnologia é mais fácil de desenvolver (web services) ou serviços web. Seu principal objetivo é o estado de transferência. Hoje em dia, está se tornando muito popular e não há necessidade de usar o formato de intercâmbio de dados XML para pedido e de resposta. Os serviços web REST podem ser do retorno XML, JSON ou mesmo em resposta formato HTML. Através do PHP já tem muitas funções para lidar com esses tipo de resposta ou pedido como funções DOM, funções SimpleXML e funções para codificar/decodificar JSON.
Arquitetura REST está basicamente focada em duas coisas: 1 - Recursos: Sua funcionalidade do aplicativo, que é representado por uma URL única. 2 - Interface: seus métodos HTTP funciona como uma interface para acessar os recursos.
Vantagens do RESTful
Para Schmitz (2013), com esse padrão tanto o servidor quanto o cliente ficam independentes entre si, já que o cliente se comunica com o servidor por meio de uma requisição HTTP e o servidor responde ao cliente por meio de JSON ou outro formato especificado. Nesse contexto, não importa se o servidor é Java ou PHP e não importa se o cliente é Flex ou HTML, contanto que o padrão de comunicação seja mantido. E qual a vantagem disso? Você poderá trocar a tecnologia, seja servidor ou cliente, sem necessitar alterar tudo. Por exemplo, suponha que você tenha um sistema feito com FLex e PHP, e que você não tenha usado RESTful. Então o servidor poderia se comunicar com o Flex por meio de um protocolo próprio, como o AMF, que é um protocolo muito rápido para comunicaçãoi entre o Flex e o servidor.
Caso houvesse a necessidade de implementar o mesmo sistema, só que agora em HTML5, possivelmente você não poderia usar AMF, mas teria um servidor RESTful capaz de se comunicar com o Flex por meio de requisições HTTP e respostas em JSON. Ainda nesse contexto, ao alterar a tecnologia do cliente para HTML, bastaria programar de forma que o seu cliente pudesse entender o RESTful, e os