Mestre
PREPARO E MOAGEM DE CANA
MAIO - 2013
PREPARO E MOAGEM DE CANA
Trabalho apresentado a Professora Alda Aparecida disciplina Açúcar I, da turma de 1º ano, do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
Edéia - 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o processo de preparo e moagem da cana de açúcar. O objetivo desse trabalho é especificar o preparo e moagem da cana-de-açúcar. Está organizado detalhando 02 processo de moagem, sendo um por meio dei difusor e outro por moendas, optamos por introduzir um texto mais aprofundado sobre este processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa feita na internet.
RECEPÇÃO E PREPARO DA CANA
A cana que chega na Usina é pesada para controle agrícola e industrial. A cana é analisada no laboratório de sacarose para sistema saber o teor de sacarose e de pagamento aos fornecedores de cana. A cana pode ser descarregada e armazenada no pátio, como pode ser feito um armazenamento sobre rodas onde os caminhões canavieiros carregados ficam aguardando sua vez de descarga. Muitas usinas não utilizam o pátio de cana para evitar perda de sacarose. A cana é lavada nas mesas alimentadoras para eliminação de matérias estranhas. Um índice tolerável de matérias estranhas na cana é de 3%. A mesa alimentada a esteira metálica que conduz a cana para o preparo da cana (picadores e desfibradores). A função dos picadores e desfibradores é a preparação da cana mediante o quebramento da estrutura dura e ruptura das células para a moagem. A cana desfibrada é conduzida pela esteira de borracha até as unidades de moagem. Esta esteira é de borracha por que possui um eletroímã para eliminação das partes metálicas, para não danificar os rolos esmagadores ou o processo de difusão. O preparo de cana define a extração e o trabalho do difusor e das moendas.
UNIDADES DE