Ressurreição
Pesquisa Sobre a Ressurreição de Cristo
Montes Claros
2011
DANIELLE CRISTINE MENDES PEREIRA
Pesquisa Sobre a Ressurreição de Cristo
Como requisito de avaliação da matéria “Sinóticos”, ministrada pela professora JoAnn Gladd, parte integrante do curso de Bacharel em Teologia, coordenado e executado pelo MTC Latino Americano.
MONTES CLAROS
2011
Pesquisa Sobre a Ressurreição
Refute cinco dos principais argumentos que se alegam contradizer a ressurreição de Jesus:
(1) Os discípulos roubaram o corpo de Jesus da sepultura e fingiram que Ele tinha ressuscitado. Isto foi o mais antigo argumento, baseado em uma mentira dos sacerdotes e líderes religiosos no tempo de Jesus.
● Na porta do túmulo foi colocada uma guarda de soldados bem equipados para guardar o corpo de Jesus, para que os discípulos passassem por esta guarda seria impossível. (Mt 27. 63-66).
● A guarda Romana com certeza não se constituía de dois ou três homens, uma unidade de guarda romana tinha uma força de segurança de quatro a dezesseis homens. Cada homem era treinado para proteger três metros de terreno. Os guardas sempre dormiam em turnos, por isso seria impossível a um grupo de invasores ter pisado por cima de todas as cabeças que dormiam sem as despertar. (MCDOWELL – Respostas Convincentes 255-256) Além do mais, pelo desânimo em que se encontravam os discípulos, é bem improvável que seriam capazes de, repentinamente, se tornarem tão corajosos a ponto de enfrentar todos os soldados e roubar o corpo. (João 20.19)
● Mateus mostra que, junto com a guarda, as autoridades colocaram um selo na pedra (Mt 27.66), cujo objetivo era impedir que qualquer pessoa mexesse no sepulcro. Este selo era composto de duas cordas prendendo a pedra, presas com um selo de barro. Qualquer um que