RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FETAL
A Ressonância Magnética se tornou o método mais importante e altamente eficaz para o estudo patológico dos articulações, medula espinhal e estruturas do encéfalo. A Ressonância Magnética aplicada ao diagnóstico por imagem utiliza-se dos núcleos dos átomos de hidrogênio que trocam energias com ondas eletromagnéticas aplicadas por radiofrequência. A ressonância Magnética faz utilização de um forte campo magnético (Bo) e pulsos de ondas Radiofrequência (RF). A ressonância magnética não de radiações ionizantes.
Ressonância Magnética é ideal para:
Esclerose Múltipla.
Tumores
Infecções
Ligamentos rompidos (no pulso, joelho e tornozelo )
Lesoes no ombro
Tendinite
Massas (nos tecidos do Corpo)
Tumores ósseos , cistos e hérnias de disco na coluna.
Outra grande vantagem da ressonância magnética é sua capacidade de gerar imagens de qualquer plano. Criar imagem axial e imagens no plano sagital e coronal. E o que é melhor, o paciente não precisa fazer nenhum movimento.
Há muitas pessoas que não podem fazer esse exame por questões de segurança (por exemplo, pessoas com marca-passos) e há pessoas que são grandes demais para entrar na máquina.
Pessoas com Claustrofobia (é uma experiência muito incomoda para elas).
Durante o exame, a máquina faz muito barulho. (você pode até levar uma fita cassete ou CD para ouvir).
Os pacientes devem ficar completamente imóveis durante longos períodos de tempo. Estes exames podem durar de 20 a 90 minutos ou mais. Pinos, placas, articulações artificiais podem causar graves distorções nas imagens. Os equipamentos de ressonância são extremamente caros , o que acaba deixando os exames caros também.
A ressonância magnética é segura para todas as pessoas ?
Não haja riscos relacionados a radiações ionizantes, há contraindicações para sua realização. Indivíduos que usam marca-passos cardíacos e clipes cirúrgicos intracranianos, por exemplo, correm riscos devido á exposição ao