Dicas de Saúde
Ultrassom na gravidez O exame ultrassonográfico ou ecográfico durante a gravidez fornece informações do desenvolvimento do feto e pode mostrar eventuais alterações que venham a interferir na saúde da mãe e do próprio feto.
Geralmente o primeiro exame ultrassonográfico na gravidez é realizado por volta da 7ª semana de gestação e é feito preferencialmente pela via endovaginal. Neste exame podemos visualizar o saco gestacional, a vesícula vitelina (responsável pela nutrição do embrião no início da gravidez) e o próprio embrião, que pode ser identificado a partir da 6ª semana. O coração do feto pode ser visto batendo a partir de 6 semanas e 3 dias no exame via endovaginal. O primeiro exame realizado no início da gestação é importante principalmente para a confirmação da idade gestacional do embrião, para ver o número de embriões (mostrar gestações múltiplas) e afastar eventuais gestações que podem acontecer fora do útero, como por exemplo nas trompas ou nos ovários, e que geralmente necessitam de um tratamento específico e rápido.
O segundo exame de ultrassom é geralmente realizado entre 11 semanas e 14 semanas, e o seu principal objetivo é o rastreamento de alterações como a Síndrome de Down através da medida da translucência nucal e do osso do nariz do feto. Esses dados, associados aos exames laboratoriais do sangue materno, podem estimar o risco da Síndrome de Down no feto. Nesta fase, é mais fácil identificar o próprio feto e já podemos avaliar melhor a sua forma.
A ultrassonografia morfológica é realizada entre 20 e 24 semanas de gestação. O feto já tem seus membros e órgãos facilmente identificados, pesa cerca de 500 gramas e mede entre 22 e 25 cm. É possível então avaliar por exemplo o cérebro, os braços e pernas, os dedos, os rins, estomago, fígado, a face, etc... Um exame ultrassonográfico normal nessa fase da gestação traz muita tranqüilidade aos pais quanto à saúde do seu filho.
Exames ultrassonográficos obstétricos no