Ressonância em cordas vibrantes
rELATÓRIO sobre ressonância em cordas vibrantes
Curso: Engenharia Civil
Prof. Msc. Valder Olmo Corrêa
Grupo: Antenor Martinelli Lucas Mais Willian Pinheiro
São Paulo - SP
2012
1. Objetivo do experimento
Temos como objetivo neste experimento estudar a ressonância em cordas vibrantes, utilizando o conjunto de ondas estacionárias em uma corda vibrante. 2. Introdução teórica
Uma das características básicas do movimento ondulatório é o transporte de energia sem o transporte de matéria. Desta forma, denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Existem vários tipos de ondas na natureza, como por exemplo, ondas mecânicas e eletromagnéticas. Uma das principais propriedades das ondas é transportar energia sem arrastar o material onde ele se propaga.
3. material utilizado
* Suporte com escala graduada em centímetros; * Alto falante; * Uma esfera em cada lateral para esticar o fio; * Fio de nylon; * Gerador de áudio frequência; * Um anzol; * Balança digital; * Um porta massor com 20,10g; * 4 Massores – 1º 46,86g – 2º 48,88g – 3º 49,21g e 4º 47,98g.
4. Procedimento experimental
Após uma breve explicação do professor, iniciou-se o experimento pesando todos os massores e o porta massor na balança digital (conforme pesos relacionados no item 3.). Em seguida montou-se o porta massor pendurado ao anzol e colocou-se o 1º massor, conforme figura 1.
Figura1. Esquema do experimento:
Após a montagem do sistema ligou-se o equipamento, e aumentou-se gradativamente a frequência do gerador até a corda entrar em ressonância, no modo de vibração, encontrando-se o primeiro harmônico, com a formação de apenas um ventre (barriga). Após anotar os dados da frequência do primeiro harmônico, aumentou-se novamente a frequência do gerador para localizar o segundo harmônico. Posteriormente, a frequência do