Respostas
Resposta 1: Taylorismo, criado por Frederick Winslow Taylor, é um conjunto de métodos para a produção industrial, baseado na tese de que o funcionário deveria exerceu sua função em menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final. O Taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho e padronizou atividades simples e repetitivas. Fordismo, desenvolvido por Henry Ford, tem como principal característica a introdução de linhas de montagem em indústrias, onde cada funcionário realiza uma etapa do processo de produção de forma repetitiva. Ambos são modelos de produção que tem como objetivo evitar o desperdício de tempo e aumentar os lucros dos meios de produção.
Resposta 2: A terceira Revolução industrial surge a partir dos anos de 1970 com o sistema produtivo Toyotista, estruturada nas principais características: Informática, robótica, química fina, telecomunicações, biotecnologia e produção flexível ou sistema “Just in time”. O Just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção ou produção enxuta. O conceito de Just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou monta-lo.
Resposta 3: Enquanto o fordismo buscava produzir em larga escala, mantendo um padrão único, com pouca preocupação em relação a não conformidades e erros o Toyotismo engloba rigorosos padrões de qualidade ao método de produção. Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade, enquanto o Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário.
Resposta 4: Keynesianismo é a teoria econômica que consiste numa organização político-econômica fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno