respostas
É importante conhecer como as teorias administrativas evoluíram, e como cada uma se adaptava de certa forma à época e local aplicadas, e como de certa forma, cada uma contribuiu em certo aspecto para a evolução.
2. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.
O contexto histórico é apenas mais um dos quais influenciaram no surgimento das escolas de pensamento. É importante conhecer que fatos e situações foram vitais para que cada escola surgisse. Na Escola clássica, por exemplo, começavam-se a empregar os conceitos do indivíduo e da economia, para que a estrutura fosse melhor entendida e articulada. Já a Escola do enfoque comportamental surgiu em decorrer dos resultados insatisfatórios da Escola clássica, da influência da Psicologia e Ciências sociais, e da Crise de 29.
3. Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração cientifica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?
Existem diferenças desde quanto a visão da organização, até em que a contribuição se baseia. Na Teoria da burocracia, a exemplo, é tratado um modelo ideal que simplifica e torna igualitários todos os estágios e componentes de uma organização. A Administração científica e Gestão administrativa estão juntas em tal âmbito, pois de certa forma têm objetivos semelhantes e que se completam, sendo a primeira focada na melhoria da produtividade no nível operacional, enquanto a segunda focava-se mais na organização e sua efetividade.
4. Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são suas principais disfunções? Encontre exemplos.
Pois era considerada utópica para autores como Weber, pois nunca estaria em sua forma pura na prática, sempre haveriadevagações e sub-práticas que se distanciam da teoria em geral. Porém tal