enfermagem
A dinâmica e fluxograma da CME deve impedir a contaminação de artigos já esterilizados, manter a limpeza ambiente, reduzir risco ocupacional e facilitar o trabalho das equipes.
Fluxo de Artigos da CME
• Recepção de material contaminado;
• Limpeza e secagem do material;
• Barreira física;
• Inspeção, preparo, lubrificação e embalagem;
• Esterilização;
• Armazenagem;
• Distribuição;
Os artigos a serem processados recebem uma classificação de acordo com o potencial de contaminação. Artigos Críticos, Semi- Críticos, não críticos.
Tipos de Esterilização
A Central de Material Esterilizado – CME, é o setor destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de materiais esterilizados
Existem vários tipos de esterilização de materiais, essas dependem do tipo de artigo e de contaminação dos mesmos.
Esterilização por meios físicos é obtida através de:
- Vapor saturado sob pressão: Utiliza as autoclaves para a esterilização dos materiais. É o meio mais utilizado na rede hospitalar.
- Calor seco: utiliza as estufas de ar quente como métodos de esterilização
- Radiação ionizante: é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. A ação antimicrobiana da radiação ionizante se dá através de alteração da composição molecular das células, modificando seu DNA. As células sofrem perda ou adição de cargas elétricas.
Esterilização por meios químicos é obtida através de:
- Formaldeído: tem função fungicida, viruscida e bactericida. Se agir por 18 horas tem ação esporicida.
- Glutaraldeído: tem potente ação biocida, é bactericida, virucida, fungicida e esporicida
- Óxido de etileno:é empregada na esterilização de produtos médico-hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos: instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologia,