respostas
6) Seu propósito inicial foi de encontrar um método tão seguro que o conduzisse à verdade indubitável. Trata se da dúvida metódica, porque é essa dúvida que o impele a indagar se não restaria algo que fosse inteiramente indubitável. Por isso Descartes não é um filósofo cético: ele busca uma verdade.
Descartes resolveu construir algo diferente, uma nova ciência que garantisse um conhecimento sólido e verdadeiro.
8) São ideias que nascem do empirismo que enfatiza o papel doa sentidos e das experiências sensível no processo do conhecimento.
São ideias que valorizam o intelecto e o entendimento.Como consequência, acentua se o caráter absolutista e universal da razão, que partindo do cogitou. e só com suas próprias forças, descobre todas as verdades possíveis.
Ideias que nascem dos sentidos” quer dizer que a maioria das pessoas quase sempre confia naquilo que vê, ouve e sente. Em geral, acredita-se que se os cinco sentidos são a primeira e fundamental fonte de informação sobre o mundo que nos cerca. “Ideias que nascem da razão” quer dizer que não depende dos objetos externos, apenas da razão, e preencheria o critério de verdade por ele estabelecido: a evidência, conhecimento claro e distinto.
9) Descartes estabeleceu quatro regras:
-da evidência
-da análise
-da ordem
-da enumeração.
Estas foram aplicadas em sua filosofia para atingir a dúvida hiperbólica. O filósofo decidiu analisar as ideias ou crenças básicas que fundamentavam suas opiniões. Se esses princípios ou fundamentos eram duvidosos, as outras ideias que deles dependiam também eram duvidosas.