Respostas execícios química analitica
Embora o íon amônio não seja um cátion metálico, seus sais possuem propriedades semelhantes às dos metais alcalinos e são geralmente incluídos neste grupo no esquema de análise qualitativa. São de coloração branca e solúvel em água.
2-COMO EXPLICAR O APARECIMENTO DE UMA COLORAÇAO NA CHAMA QUANDO QUEIMAMOS DETERMINADAS ESPECIES QUIMICAS NO BICO DE BUNSEN? POR QUE ESTAS ESPECIES QUIMICAS DEVEM ESTAR PREFERENCIALMENTE NA FORMA DE CLORETOS?
Observamos que as reações dos íons ocorrem devido ao fornecimento de grandes quantidades de energia. Elétrons da camada de Valencia absorvem energia e excitados passam para uma camada mais elevada, por não conseguirem se manter nesta camada que não é a de origem ao retornar ao estado fundamental emitem uma quantidade de energia radiante, igual a aquela absorvida. A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados através da observação visual da chama. Ao fazer o teste de chama, deve-se sempre utilizar sais de com ácido clorídrico concentrado, isto porque nitratos e sulfatos não dão chamas coloridas com a mesma intensidade daquela proveniente de cloretos.
3-QUAL A IMPORTANCIA DO PH NA PRECIPITAÇAO DO K+ COM COBALTONITRITO DE SODIO?
O propósito de se fazer a precipitação dos íons potássio com cobaltonitrito de sódio num meio tamponado com ácido acético-acetato de sódio, é para evitar que num meio fortemente ácido ocorra a decomposição do reagente.
4-O QUE ACONTECE AO SE JUNTAR BASE FORTE A SOLUÇAO DE SAL AMONIO? E NECESSARIO AQUECIMENTO?
Se juntar uma base forte a solução de amônio haverá uma troca iônica, como será mostrado na reação a seguir.
NaOH(aq) + NH4Cl(aq) → NH4OH(aq) + NaCl(aq)
O aquecimento tornar-se necessário para a quebra da molécula do