respostas do ted
1) Se separa no sentido de que na primeira teoria, o governante precisa conquistar o povo e na segunda precisa tentar manter-se no poder, valendo-se de estratégias diferentes. Maquiavel na teoria de poder, afirma que todo poder é derivado do próprio povo, o poder deve se caracterizar a partir de uma republica. O detentor do poder deve ser o representante do povo. Esse poder, irá encontrar o seu fundamento na força, não se trata-se apenas da força bruta, da violência, mas da sabedoria no uso da força. Já na teoria de governo, mostra que não basta ser o mais forte, mesmo que não seja pelo amor dos governados, que seja pelo respeito. Não tendo mais que conquistar e sim, manter-se no poder, precisa ,sobretudo mostrar possuir virtù.
Na teoria de poder. Maquiavel, ao tratar do poder demonstra cuidadosamente a melhor forma de se atingi-lo, alcançando assim, a forma ideal de Estado. No “Príncipe”, ele mostra os seus ensinamentos sobre como o Príncipe deve agir para atingir o tal poder, fazendo referencias aos elementos constitutivos e fundamentos do poder.
O governante escolhido pelo povo, exerce para o povo. Quem sofre o poder é povo já que com a escolha de seu representante o povo da o direito para que ele seja a sua voz, porém o governante não fez nenhum pacto com o povo, pode agir da maneira que achar melhor, mesmo que não seja a vontade do povo.
2) Sim. Nicolau Maquiavel no início de 1500 foi o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, com a teoria de que os Estados Moderno fundam-se na força.
Maquiavel afirma que deve-se ver as coisas como elas são e o que se pode e é necessário fazer, ao contrário daquilo que delas, é muito mais seguro sermos temidos do que amados. O povo deve ser governado de modo que sejam conduzidos de maneira a obedecerem cegamente os mandos e desmandos do Estado. Impondo-se à sociedade a força da lei. “[...] pois dos homens, em geral, podemos dizer o seguinte: eles são ingratos, volúveis,