RESPOSTAS BRUEGEL
RESPOSTA DA 2:VERMELHO
RESPOSTA DA 3:AZUL
RESPOSTA DA 4:VERDE
RESPOSTA DA 5:ROSA
RESPOSTA DA 6: ROXO
Bruegel
Sabe-se pouco sobre a vida de Pieter Bruegel, mas a genialidade e beleza de seus quadros é indiscutível.
Bruegel sofreu óbvia influência de Hieronymus Bosch. Nos quadros desses dois artistas a ordem do universo e da natureza são invertidas e nada parece ser o que é. O mundo parece dominado pelo mal, a morte e o Diabo. Em termos de beleza, técnica e originalidade, eu creio que Bosch foi um pintor superior.
Ceifa
Bruegel foi um grande pintor dos meses e estações do ano. Em a ceifa, podemos ver a colheita do trigo, com alguns homens e mulheres comendo e outros dormindo. O dia está claro e a paisagem exibe tranquilidade.” Aqui a gama de tons é mais rica. O branco só é usado para o cavalo e as roupas. Para representar o verão, Bruegel desenha uma paisagem variada com colinas e vales. Ele serve-se de personagens para caracterizar as estações: os caçadores fatigados, de ombros caídos, voltam as costas ao espectador- três jovens apanhadoras de ervas caminham em um passo alegre sob o olhar de quem vê o quadro.
Luta entre o carnaval e a quaresma
A obra "A luta entre o Carnaval e a Quaresma" representa um festival realizado no sul da Holanda. No lado esquerdo da pintura vê-se uma pousada, e no lado direito uma igreja. Esta justaposição é destinada a ilustrar os dois lados da natureza humana: o prazer e a castidade religiosa, assim como, o contraste entre os dois. Perto da igreja vêm-se crianças sentadas e bem comportadas. Perto da pousada estão bêbados barulhentos. O homem gordo no meio da pintura, com uma torta na cabeça, é a representação do "carnaval". A pintura representa um tema comum na Europa do século XVI, a batalha entre o Carnaval e a Quaresma, e com o seu humor e sagacidade, é uma crítica satírica sobre os conflitos da Reforma.