BRINCADEIRAS INFANTIS
SENTIDO E DO SIGNIFICADO
Profª. Mônica M. Perny
MÓDULO 2
BRINCADEIRAS INFANTIS: ALÉM DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO
2.1 - BREVE HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS INFANTIS
2.2 - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
2.2.1 - Na linha do tempo
2.2.2 - No desenvolvimento da criança
2.2.2.1 - De zero a dois anos
2.2.2.2 - De dois a quatro anos
2.2.2.3 - De quatro a seis anos
2.2.2.4 - A partir dos sete anos
2.3 - A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
2.4 - BRINCAR PARA DOMINAR AS EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS
BRINCADEIRAS INFANTIS: ALÉM DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO
Brincar não significa simplesmente recrear-se, isto porque é a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. É brincando que as crianças descobrem o mundo a sua volta e aprende a interagir com ele. Brincar é um ato inerente ao ser humano. Nesse brincar está a verbalização, o pensamento, o movimento, gerando canais de comunicação. O ato de brincar é terapêutico e prazeroso. Sendo prazer é ponto fundamental da essência do equilíbrio humano. Logo, pode-se dizer que a ludicidade é uma necessidade interior, tanto da criança quanto do adulto. Sendo assim. a necessidade de brincar torna-se inerente ao desenvolvimento humano. No período da infância torna-se fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual do homem.
2.1 - BREVE HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS INFANTIS
Muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos hoje tem sua origem nas antigas civilizações.
As primeiras bonecas surgiram há cerca de 40 mil anos, na Ásia e na
África e eram usadas em rituais. Mas somente há 2 mil anos passou a ser usada como brinquedo no Egito, sendo confeccionadas de pano, corda e papel.
No século XVII as bonecas eram feitas de madeira. A cabeça e o torso geralmente eram feitos em um torno e as bonecas mais sofisticadas tinham as articulações esféricas, membros realisticamente esculpidos. Na cabeça revestida de gesso era fixada