Respostas ao exercício - Físiologia
1.
Fisiologia
Instituto Politécnico de Bragança
Introdução
Neste trabalho abordaremos vários temas, como a caracterização da acção hormonal, a sua especificidade e por fim as respostas hormonais ao exercício.
Sabemos que a libertação de glucagina (glucagon) ocorre quando o nível de glicose está baixo no sangue. Contrariamente á glucagina a insulina activa o glicogénio sintetase, porém, para a regulação hormonal da glucose encontrar-se estável, a glicólise é uma via metabólica que se acarreta dessa função tendo como hormona a adrenalina e outras.
No entanto, uma hormona pode ser considerada uma substancia química que exerce um efeito sobre tecidos e órgãos, esse efeito pode demorar algum tempo e algumas hormonas só actuam sobre o órgão-alvo.
No entanto o estado psicológico também afecta a libertação de hormonas na corrente sanguínea e influencia as respostas hormonais ao exercício.
1
Respostas ao Exercício
2.
Fisiologia
Instituto Politécnico de Bragança
Metabolismo do glicogénio
No metabolismo do glicogénio sucede a libertação de glucagon que ocorre quando os níveis de glucose no sangue estão baixos, no entanto, a insulina também é libertada mas quando ocorre o oposto, ou seja, alta concentração de glucose no sangue.
O glucagon estimula a degradação de glicogénio no fígado, porque activa a glicogénio fosforilase e inactiva a glicogénio sintetase, contrariamente ao glucagon, a insulina activa a glicogénio sintetase (promovendo o “armazenamento” de glucose na forma de glicogénio) e inactiva a glicogénio fosforilase (impedindo a degradação de glicogénio).
De forma a manter os níveis de glucose estáveis, a glicólise e a gliconeogénese são duas vias metabólicas reguladas simultaneamente. Os principais pontos de regulação são as reacções irreversíveis em condições fisiológicas específicas, tendo a considerar como hormonas a insulina, o glucagon e a adrenalina.
2
Respostas ao