Psicóloga
O estágio curricular obrigatório em Psicologia se desenvolveu nos períodos de agosto de 2010 a Julho de 2011 com atividades específicas de assistência, ensino e pesquisa, centrando a prática em enfermarias e ambulatório de psicologia. Este relatório teve por objetivo descrever as atividades que foram desenvolvidas neste período, assim como apresentar a fundamentação teórica sobre o tema A Psicanálise no Cotidiano do Hospital, que tem sido desenvolvido sob a orientação de professores da Faculdade de Boa Viagem (FBV).
O atendimento psicológico se deu junto ao leito do paciente ou em consultório, caso fosse necessário e possível um atendimento mais reservado. Além das enfermarias, desenvolveram-se atendimentos psicológicos no Laboratório de Observação de bebês – localizado na Unidade Canguru. Os setores de Clínica Médica e UD dividem seus leitos entre os pacientes que necessitam desses serviços, nele estão internados apenas adultos. Estes setores eram localizados no Hospital Oscar Coutinho e na atualidade se encontra no prédio do hospital Pedro II. No segundo momento do estágio, o atendimento psicológico foi realizado no setor do Ambulatório de Psicologia, nas salas destinadas a cada estagiário e sob supervisão qualificada.
No programa de estágio é oferecida a estrutura necessária para que o aluno possa observar e desenvolver habilidades e competências nessas áreas, desde a estrutura física até o acompanhamento pela equipe dos profissionais.
O estágio teve e tem como objetivo oferecer espaço de aprendizagem prática ética e responsavelmente qualificada aos estudantes do 9º e 10º período de psicologia da Faculdade de Boa Viagem. Neste contexto, busca-se articular os fundamentos teóricos respectivos de cada área escolhida, bem como proporcionar interlocução através da supervisão dos casos atendidos.
O referencial teórico que serve de base de sustentação ao estágio em Clínica Ambulatorial e Hospitalar é a Psicanálise, privilegiando-se a