RESPOSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Resumo
A Responsabilidade socioambiental nada mais é que a responsabilidade que uma empresa tem com a sociedade, meio ambiente e também o cumprimento de suas obrigações legais e econômicas. O Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável definiu a responsabilidade socioambiental como um compromisso permanente na participação dos empresários em aderir uma postura ética no mercado, de forma que contribuem com o crescimento econômico para o seus clientes, colaboradores, concorrentes e fornecedores, sejam eles internos ou externos. Este conceito pode ser utilizado por empresa publicas e privadas, com objetivo de inclusão social e prevenção do meio ambiente e principalmente proporcionar qualidade de vida como um todo.
Desde a década de 90 esta ação vem sendo implementada e planejada com um grande destaque, através da analise e resultados da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991, mas o conceito de Responsabilidade socioambiental deu seus primeiros passos na Constituição de Weimar, que tratava da Função Social da Propriedade. Em 1972, a ONU gerou a resolução 1721 do Conselho Econômico e Social, e no ano seguinte, o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Tinha como objetivo de amplificar projetos, debates e implementação de critérios sustentáveis na organização. É uma maneira das empresas cumprirem as exigências da sociedade/consumidores por produtos/mercadorias feitas de forma sustentável. Requer que as organizações corrija seu modo de padrões e produção de consumo, visando que o resultado empresarial não seja alcançado apenas pelo seu valor, e sim estimar os impactos ambientais e sociais, através da atuação na administração da organização.
As organizações precisam estar cientes que o sucesso socioambiental só será positivo se elas atentarem ao interesse de diferentes partes (funcionários, meio ambiente, comunidade e etc..) e integrar na realidade