Relatorio sobre
Relatório sobre
“AVANÇOS RECENTES DA TECNOLOGIA”
Equipe: Gabriel Ramos Izibelle Kaio Felipe Kaique Silva Mariana Strada
No da equipe: 03
Oficina: Ases do Pão
Disciplina: Robótica
Professor: Carol
Bandeirantes
2015
Notícia sobre tecnologia recente
"Temos processos do século 21 para tratar o câncer e processos do século 20 para diagnosticá-lo. Isso precisa mudar", a partir dessa afirmação o engenheiro eletricista mexicano Jorge Soto, de 29 anos, criou a empresa MirOculus e juntamente com a bióloga molecular grega Fay Christodoulou, de 31 anos, embarcou na tentativa de encontrar maneiras mais rápidas e acessíveis de se chegar ao diagnostico de câncer em estágios iniciais e poder então começar um tratamento.
Como funciona?
O teste é basicamente uma análise dos microsRNA do paciente. MicrosRNAs são células mensageiras que transmitem informações da sequência proteica e ajuda a traduzi-las.
Para isso é utilizado um aparelho de plástico produzido pela impressora 3D, com suporte para um smarthphone. No meio desse aparelho terá uma placa com mini tubos onde será depositada uma amostra de sangue do paciente. Será então alcançada uma temperatura ideal para que as reações químicas aconteçam. Essas reações serão identificadas pela câmera do smathphone que vai indicar se há câncer, onde e em que estágio está.
Vantagens
Com esse dispositivo o valor de um diagnóstico será cerca de 50% menor do que os métodos atualmente usados. Tirando o fato da rapidez, já que esse processo leva em média 60 minutos para ficar pronto.
É mais fácil porque antes era necessário procurar por cada tipo de câncer agora em um só exame você pode detectar a presença de câncer de fígado, mama, pâncreas e pulmão na amostra fornecida pelo paciente.
- Fontes bibliográficas:
<http://tecnogeek.com.br/miroculus-usa-gota-de-sangue-e-celular-para-detectar-cancer/> Acesso em: 8 de setembro de 2015.