RESPONSABILIDADES AMBIENTAL NAS EMPRESAS
Introdução
Com a alta competitividade em vários setores da sociedade, as empresas de um modo geral vêm se adequando constantemente as freqüentes mudanças capitalistas, pois essa atitude é um fator fundamental para se manterem ‘vivas’ no mercado.
Desse modo, a questão ambiental, tão atual, não pode deixar de fazer parte das discussões nas reuniões das organizações, e essa preocupação deve ser adotada e implementada como uma mudança de paradigma corporativa, como uma nova consciência, como uma postura responsavelmente ética.
Dentro deste cenário, a legislação ambiental brasileira, por sua vez, vem constantemente se atualizando no intuito de cobrir as lacunas existentes e cada vez mais restringir os impactos ambientais.
Por fim, neste artigo trataremos como as empresas devem de forma incondicional se preocupar com a esse assunto, pois além de estar positivando sua imagem no mercado, estarão também cooperando para a implementação do desenvolvimento sustentável do país.
Responsabilidade Ambiental nas Empresas
As questões de responsabilidade e educação ambiental têm sido cada vez mais recorrentes na atualidade. Se por um lado toda a população tem uma parcela de responsabilidade sobre o meio ambiente, a educação para a preservação é necessária, levando-se em consideração que nem todos têm a devida consciência da sua responsabilidade.
Educar uma nova geração para as práticas sustentáveis pode ser feita por meio da educação, tanto em casa quanto na escola. É neste ponto que a educação ambiental nas empresas se torna importante.
Uma das formas mais comuns de educação ambiental nas empresas acontece por meio da criação e implantação de um sistema de gestão ambiental. Por meio deste sistema, os funcionários são treinados e informados sobre a importância da sustentabilidade e a própria empresa dá preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também seguem os princípios da