Responsabilidade Ambiental Das Empresas
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
PROFESSOR: GERSON
5º PERÍODO
ANAÍZA CRISTINA PEREIRA
IGARASSU
JUNHO/2015
Responsabilidade Socioambiental das empresas
RESUMO
Com a alta competitividade em vários setores da sociedade, as empresas de um modo geral, vem se adequando constantemente as frequentes mudanças capitalistas, pois essa atitude é um fator fundamental para se manterem vivas no mercado. Desse modo, a questão ambiental, tão atual, não pode deixar de fazer parte das discussões nas reuniões das organizações, e essa preocupação deve ser adotada e implementada como uma mudança de paradigma corporativa, como uma nova consciência, como uma postura responsavelmente ética.
Dentro deste cenário, a legislação ambiental brasileira, por sua vez, vem constantemente se atualizando no intuito de cobrir as lacunas existentes e cada vez mais restringir os impactos ambientais. As empresas devem de forma incondicional se preocupar com a esse assunto, pois além de estar positivando sua imagem no mercado, estarão também cooperando para a implementação do desenvolvimento sustentável do país.
INTRODUÇÃO
Por muito tempo, tentamos conhecer as relações entre o homem e o meio ambiente. No estudo da trajetória humana, da formação e transformações das civilizações através do tempo, existe ainda uma visão de superioridade dos seres humanos em relação à natureza. O meio ambiente é um direito de todos, portanto difuso, que se relaciona à própria existência da humanidade. Em um cenário onde catástrofes ambientais tornaram-se comuns, devido à radical mudança climática ocasionada pela desastrosa intervenção do homem na natureza, a responsabilização de seus infratores teve o mesmo avanço proporcional, com o surgimento de inéditas normas voltadas ao resguardo do meio ambiente. Os efeitos dessa ação econômica desordenada podem ser vistos no esgotamento de recursos naturais não renováveis, na