Filme: O carteiro e o poeta
O filme “O carteiro e o poeta” é uma adaptação de um livro, sendo uma comédia dramática, a história se passa na ilha de Procida, na Itália, nos anos 50, tem 109 minutos de duração. Foi feito em 1994, dirigido por Michael Radford que também faz o papel de ator principal, Mário. Os outros atores principais são Philippe Noiret (Pablo Neruda), Maria Grazia Cucinotta (Beatrice Russo) e Linda Moretti (dona Rosa).
A história conta sobre a vida de um filho de pescador que não quer seguir a mesma profissão do pai. Tentando fugir das exigências e reclamações de seu pai, Mario ocupa seu tempo com caminhadas pela ilha e indo ao cinema. Em uma de suas voltas encontra uma vaga para trabalhar nos correios. Como a maioria da população é analfabeta, só há um destinatário, um famoso poeta chamado Pablo Neruda. Este que foi exilado junto com sua esposa de seu país natal por ser comunista.
Mario havia visto um noticiário sobre Neruda e portando, sabe que o poeta chama muito a atenção das mulheres com seus poemas românticos. Aproveitando-se disso, resolve comprar um livro dele e pedir que o autografe para se exibir para as mulheres e mostrar que é amigo de Neruda. Mas o autógrafo não foi escrito como planejado, pois a forma da escrita não dava a impressão de amizade entre os dois.
Por curiosidade, Mario começa a ler o livro e acha interessante. Como não é familiarizado com a forma de poema e possui pouca educação, Mario não entende o contexto e resolve preguntar ao poeta, comentando sobre o trecho lido, e descobre que o poema é quase todo feito em metáforas. Como não sabe o significado da palavra, Neruda explica-lhe de maneira simples e o carteiro encanta-se ainda mais por poemas.
Ao ir à taverna da ilha, Mario vê a garçonete e apaixona-se à primeira vista por ela, Beatrice Russo, que é muito bonita e sobrinha da proprietária do estabelecimento, chamada dona Rosa. Entretanto, por sua timidez, o carteiro não consegue conversar com Beatrice e