Resenha do filme o carteiro e o poeta
CURSO: LETRAS – PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA E TEORIA LITERÁRIA
PROFESSOR: JOÃO FILHO
ALUNO: ADONIRAN SILVA CARVALHO
O CARTEIRO E O POETA
PIRIPIRI - (PI)
2011.
RADFORD, Michael. O carteiro e o poeta. (filme). Dur. 108 min. Itália, 1994.
Este filme retrata uma relação de amizade, companheirismo, por parte de Mário Rupuollo ( carteiro) e um dos maiores poetas da América Latina, Pablo Neruda. O filme se passa em uma pequena ilha na Itália, na qual o poeta chileno está exilado por ser comunista.
Começa uma amizade recíproca em que o poeta ajuda seu amigo carteiro a conquistar sua amada e também o influencia em uma nova concepção de vida, causado pelo poder inquietante e transformador da poesia, a qual refletirá não apenas em sua realização pessoal, mas coletivamente quando vai lutar na revolução comunista, contra a opressão do seu povo menos favorecido.
Sem dúvida um dos assuntos mais relevantes que podemos abordar em relação a este filme é o fato de a poesia ter um caráter puro, justo, imparcial, sem preconceito, em que aprendemos através da experiência vivida pelo carteiro, o qual não tinha muita instrução ou cultura, teve sua vida transformada tanto na realização pessoal como em novas concepções e projetos de vida voltados para a questão social de seu tempo.
Podemos ver a atuação da força da poesia na vida de ambos quando a princípio, o carteiro movido pela curiosidade em ver o poeta fazer tanto sucesso com as mulheres, a ponto de ter a alcunha de “poeta das mulheres” decide procurar observá-lo para descobrir qual o segredo se era ele ou a sua poesia(metáforas). Chega a conhecê-lo e pede sua ajuda para conquistar sua amada Beatrice. Do outro lado o poeta vê a admiração, honestidade, pureza de coração e espírito por parte do carteiro o que fortalece as relações de amizade, integridade e principalmente o aprendizado do valor das amizades