Responsabilidade e marketing social
A responsabilidade social das empresas vem sendo questionada e impõe novos desafios gerenciais aos negócios, trazendo a emergência de medidas de enfrentamento para os problemas sociais, pois já não é mais possível conviver com o paradoxo de importantes inovações tecnológicas, de um lado, e a degradação da vida humana, de outro. Nesse contexto, a Responsabilidade Social das empresas vem sendo questionada, pois elas são um importante agente de desenvolvimento econômico e, portanto, podem dar uma significativa contribuição à sociedade.
A responsabilidade social incorporada às empresas como modelo de comportamento socialmente responsável inserido no planejamento dos negócios não se reduz a mais uma ferramenta de marketing, a um discurso empresarial ou a ações de filantropia. Ela deve resultar em um novo modelo de cultura de gestão de negócios, que pressuponha a tomada de decisões de maneira ética e correta, tornando a empresa co-responsável pelo processo de desenvolvimento de uma sociedade menos desigual, mais justa e com maiores condições de acesso da população a produtos e serviços, resultando em sustentabilidade da sociedade do ponto de vista social e econômico e também sustentabilidade econômica do próprio negócio (sendo este na verdade o maior interesse – capitalismo social). A Responsabilidade Social têm se tornado um grande diferencial na estratégia de posicionamento das empresas, o que não significa apenas um modismo, mas sim uma necessidade empresarial e de fortalecimento de marca, pois ao relacionar seus produtos com o bem estar da sociedade deixa de ser apenas uma troca comercial criando uma ligação afetiva e emocional, um relacionamento que será invejado por qualquer concorrência.
Tal postura lhes legará uma ação consciente, em consequência de agirem conforme um modernismo do mercado que atualmente é uma necessidade e também uma das vantagens competitivas buscadas.
Exemplos de empresas