A responsabilidade social e sua interface com o marketing social
ADMINISTRAÇÃO
RESENHA CRÍTICA
(A Responsabilidade Social e sua interface com o Marketing Social)
Maiara Alves dos Santos
Salvador/BA
2012
RESENHA CRÍTICA
A Responsabilidade Social e sua interface com o Marketing Social
LEVEK, Andrea; BENAZZI, Ana; ARNONE, Janaína; SEGUIN, Janaína; GERHARDT, Tatiana. A responsabilidade social e sua interface com o marketing social.Ed. Rev. FAE, 2002.
“Responsabilidade social e sua interface com o marketing social” (Rev. FAE, 2002) define como principal objetivo o conceito dos temas a serem abordados que são a Responsabilidade Social e o relacionamento com o Marketing Social, citando grandes autores que apresentam vários trabalhos sobre o tema, buscando sempre mostrar ao leitor as várias visões diferentes que os autores tem sobre o mesmo tema, como na parte em que apresenta o conceito de responsabilidade social como cidadania e caridade por Melo Neto e Froes (2001) e por Duarte (1985) e a seguir já apresenta um conceito de Moreira (2002) que expressa que a Responsabilidade Social é mais que caridade, ela refere-se à ética como base das ações com todos os públicos da organização.
No que tange o relacionamento entre os temas abordados o texto comtempla algumas razões pelas quais as empresas estão buscando cada vez mais associar a responsabilidade social a suas ações e estratégias, citando Camargo (2001) quando ele fala que as empresas em sua lógica de desempenho e lucro passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e ambientais de suas atividades, com o objetivo de contribuir para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Todas as empresas precisam ter bem claro, para si e para seus empregados, o conceito de Responsabilidade Social, buscando ter consciência sobre os reais efeitos de sua atividade na sociedade e no meio ambiente, e de seus impactos na sociedade e no meio ambiente, de seus impactos nos planos local, regional e nacional.
O