RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACIMA DO BEM INDIVIDUAL
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
De forma geral, responsabilidade social pode ser conceituada como um movimento que tem como principal objetivo o bem estar público e o interesse comum.
Suas questões centrais estão relacionadas à pobreza, desigualdade, exclusão social e demais problemas que afetam a sociedade como um todo. Com base em tais elementos, empresas privadas, ONG’s, Estado e sociedade civil buscam aderir ações socialmente responsáveis para que possam suprir as devidas necessidades e causar possíveis reflexos no desenvolvimento local e regional.
RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL
Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.
A responsabilidade social empresarial torna-se ativa quando empresas de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, envolvendo o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno ou externo.
EXIGÊNCIAS DO MERCADO
Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços e tratarem de forma ética seus fornecedores, parceiros e clientes para obter uma boa imagem perante o mercado. Com o passar do tempo, as exigências foram aumentando e surgiu a necessidade de uma nova postura a ser tomada perante a sociedade, chamada de responsabilidade social.
Os consumidores estão cada vez mais cientes do seu poder de transformação social e começam a demandar mais responsabilidade das empresas no que se refere às questões sociais e ambientais. Para jogar o jogo de hoje, é preciso pensar além dos ganhos empresariais, é preciso avaliar o que o país e o mundo vão ganhar